Seta
Mudanças organizacionais exigem preparo técnico e humano. O curso Gestão da Mudança ensina frameworks e ferramentas para planejar e conduzir transições, reduzindo resistências e aumentando as chances de sucesso em transformações estratégicas.

**Os objetivos desse curso são:**
  • Apresentar frameworks de gestão da mudança organizacional.
  • Ensinar práticas para engajar pessoas em processos de transformação.
  • Capacitar líderes a conduzir mudanças com menor resistência.

Sem gestão estruturada, mudanças geram ruídos e retrocessos. Este curso mostra como aplicar métodos claros que alinham expectativas, reduzem incertezas e consolidam resultados de forma sustentável.

Público-Alvo

Profissionais em geral

Requisitos

Sem pré-requisitos.

Workload

16 horas

Formatos

Presencial, Virtual ou Híbrido

Content

**INTRODUÇÃO** • Contextualizar a metodologia DFSS: porque surgiu, aplicações, benefícios, comparação ao DMAIC • Diferenças entre DMAIC x DMADV • Quando utilizar o DMADV? • Relação DMADV e PMI • Design Thinking conceitos e aplicações • A ótica do usuário: entender sua experiência para gerar novas idéias • Relacionando DFSS e Design Thinking **DEFINIÇÃO** • Como identificar um projeto DFSS • Definir Escopo do projeto • Plano de Gerenciamento de Risco • Plano Multigeracional (PM’s) • Cronograma de Projeto/ Diagrama de Gantt • Contrato de Projeto **MEDIÇÃO** • Identificar os Clientes e Suas Necessidades (VOC - ‘Voice of Customer’) & VOB (“Voice of Business”) • Empatia: o lado humano do Lean Design • Exercício prático: Identificando as “personas“ • Elaborando o questionário para entrevistar as “personas “ • Priorizar as necessidades – Matriz de Afinidados e modelo de Kano • Traduzir as Necessidades em Requerimentos de Projetos (CTQ) • Priorizar os CTQ’s - Quality Functional Deployment (QFD) • Anexo: Plano de coleta de dados de clientes: pesquisas, entrevistas,  Focus Group **ANÁLISE** • Geração dos insights a partir das observações sobre as ”personas” • Priorização dos insights • Geração de idéias para atender os insights: condução de sessões de Brainstorming (apresentação de várias técnicas de Brainstorming) • Desenvolver Conceitos de Design – desenvolvendo a Jornada do Usuário: Priorização das melhores ideias para serem prototipadas e testadas • Avaliar e escolher o melhor conceito - Minimum Value Product  - MVP / Minimum Valuable Service - MVS **Design** • Desenvolver Design de Alto Nível • Encontrando Soluções Otimizadas – Simulação de Monte Carlo • Analisando Riscos (FMEA) • Planejamento Piloto / Protótipo/ Folha de Observação/ Inclusão dos Usuários **Verificar** • Conduzir o Piloto / Protótipo • Sessão de aprendizado: perseverar, pivotar, perseverar • Implementar o Novo Design / Fazer a Passagem para o Dono do Processo • Plano de Controle • Pokayoke Exerício de Fechamento – Desenvolvimento de um novo produto – uma carteira Pré-Trabalho: Levar temas a serem trabalhados em sala