Seta
8 horas adicionais sobre o curso anterior, para que os participantes possam simular apresentações individuais e receber feedback personalizado do consultor

Público-Alvo

Profissionais em geral

Requisitos

Sem pré-requisitos.

Workload

16 horas

Formatos

Presencial, Virtual ou Híbrido

Content

**INTRODUÇÃO** • Melhoria Continua e a gestão dos negócios • Fluxo da Melhoria (Definir > Entender > Mudar > Controlar) • Visão de Processos Y=f(x) • Definição de Lean • Lean aplicado a área de TI • Definição de valor • Os 8 desperdícios do Lean • 1a. Rodada do exercício de simulação/case **Definir** • Identificação das necessidades dos clientes – voz do cliente (VOC) • Definição de indicadores – indicador e meta • Caso de Negócios – “Papo do Elevador” • Definição de escopo – SIPOC • A3 – Formalização do projeto de melhoria • Aplicação das ferramentas do Exercício da simulação/case **Entender** • Mapa de Processo (fluxograma) • Mapa da Cadeia de Valor (Value Stream Map) • Atividades que Agregam Valor/ Não Agregam Valor/ Requisitos de Processos, Takt time • Diagrama Causa & Efeito (Espinha de Peixe) • 5 Porques • Matriz Causa & Efeito • Matriz Esforço X Impacto • Gráficos Básicos (Pareto) • Aplicação das ferramentas do Exercício da simulação/case **MUDAR ** • Geração de Planos de Ação – 5W2H • Introdução a Metodologias para gestão/execução de projetos (Agile, Scrum, Kaizen) • Aplicação das ferramentas do Exercício da simulação/case • 2a Rodada do exercício da simulação/case **Controlar** • Sistema de Controle de Processo • Pokayoke –  Dispositivos à Prova de Erros • Padronização de Processos (gestão da rotina/reuniões operacionais) • Kanban/Yamazumi **Pré-Trabalho:** Não Há **Observações:** Não há a necessidade de uso de computadores **** A estrutura pode ser ajustada**